• 26/02/2021

Vereador quer reduzir para 15 dias espera para colocar DIU em Osasco

 Vereador quer reduzir para 15 dias espera para colocar DIU em Osasco

foto Mari Magdesian

O vereador Michel Figueredo (Patriotas), eleito para seu primeiro mandato na Câmara de Osasco, tem como meta reduzir a fila de espera das mulheres que dependem da Saúde pública para colocação de DIU (dispositivo intrauterino é um pequeno objeto de plástico em formato de T inserido no útero para atuar como contraceptivo). Segundo o parlamentar, essa demora pode chegar a quase um ano em alguns casos. A meta é junto com a prefeitura diminuir essa espera para uns 15 dias.

 “Há uma burocracia na questão do DIU, do planejamento familiar, coisas que podem ser resolvidas UBS. A partir do momento que o médico acompanha e tem esse planejamento familiar junto com a enfermagem da unidade, em 15 dias pode-se colocar o DIU. A gente pode encurtar para duas semanas”, explica o vereador.

O vereador já protocolou o pedido na Câmara Municipal para ser encaminhado ao prefeito Rogério Lins e ao secretário municipal de Saúde. Para que sua proposta seja efetivada, ele depende da prefeitura.

Michel garante que sua relação com ambos é ótima e as chances são boas. “Eu nunca tive problema com ninguém, pelo contrário, sou uma pessoa pronta para ajudar. Criei um vínculo de muito respeito com o prefeito e com o secretário da Saúde. Já venho conversando muito com o Lins. O prefeito sempre colocou pra mim que esse é o momento da Saúde e eu estou à disposição para ajudar”, disse.

Michel Figueredo é também presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Osasco e junto com as vereadoras Lúcia da Saúde de Cristiane Celegato tem trocado idéias e sugestões para melhorar o atendimento nas UBS. “Dividimos experiências e, daqui pra frente, a gente vai ter muita coisa para apresentar para a cidade”, finalizou.

A vereador Cristiane Celegato, assim como Michel Figueredo, também foi eleita para seu primeiro mandato no Legislativo. Uma de suas propostas, além da Saúde, será criar um gabinete móvel para percorrer os bairros do município.