• 17/04/2021

Vereadora quer conselheiros tutelares na prioridade da vacina

 Vereadora quer conselheiros tutelares na prioridade da vacina

Em Osasco a vereadora Lúcia da Saúde (Podemos) protocolou, na Câmara Municipal, Indicação solicitando a inclusão dos conselheiros tutelares no grupo prioritário no plano de imunização contra a Covid-19.

A parlamentar explicou que a cidade conta apenas com 15 conselheiros tutelares. “Entendemos que também há necessidade de inclusão dos conselheiros tutelares na lista de prioridades para vacinação. Estes profissionais estão exercendo suas atividades com normalidade, inclusive em plantão de 24 horas, onde atendem denúncias, reivindicações, reclamações e solicitações feitas pelas crianças, adolescentes, familiares e comunidade. Ressaltamos que os atendimentos continuam presenciais, visto que estes dependem da averiguação dos conselheiros tutelares nos locais onde se encontram as vítimas para comprovação dos fatos denunciados”.

Para ressaltar a importância da solicitação a vereadora lembrou que uma conselheira tutelar de Carapicuíba morreu vítima da Covid-19. “Estes profissionais estão totalmente vulneráveis ao vírus e por isso entendemos que a medida é importante para a promoção da saúde desses servidores públicos e garantia do seu trabalho”.

Em sua justificativa Lúcia da Saúde também afirmou que durante o período de pandemia houve grande aumento na demanda do trabalho dos conselheiros tutelares por conta do aumento das denúncias de abusos contra a criança e adolescente. A solicitação será encaminhada para análise do poder Executivo.