Vereadores pedem mais segurança no Parque Glauco Vilas Boas

 Vereadores pedem mais segurança no Parque Glauco Vilas Boas

Fotos: Ricardo Migliorini / CMO

O vereador Pelé da Cândida pediu à prefeitura de Osasco e à Sabesp mais segurança no Parque Glauco Vilas Boas, mais especificamente na região da lagoa.

No domingo, 13, um jovem foi nadar na lagoa do parque e morreu afogado. Segundo a Câmara Municipal, o registro de ocorrências de acidentes na lagoa do parque, recebidas pelo Corpo de Bombeiros, acontece com frequência.

“Nesses dias, a lagoa está cheia muito cheia e os jovens se arriscam a nadar ali. Infelizmente, no domingo, tivemos mais uma morte”, lamentou o parlamentar.

Ainda de acordo com Pelé, essas ocorrências de afogamento poderiam ser evitadas caso o espaço tivesse segurança e fosse revitalizado.

Morador da região, o vereador Emerson Osasco (Rede) ressaltou a importância das obras de saneamento básico, mas lamentou que o parque seja afetado pela falta de segurança. 

“É necessário que tenhamos providências urgentes”, completou Emerson Osasco (Rede), que recordou que o jovem morto no domingo havia sido criado por um homem que o procurou para cobrar mais segurança no parque. “O pedido que ele fez é simples: que haja mecanismos de segurança para que isso não volte a acontecer”.

Segundo o parlamentar, no local não existe placa de “proibido nadar”. Além disso, as grades de segurança foram furtadas e o equipamento público, que poderia servir também como área administrativa, é alvo constante de furtos.

Localizado no Jardim Três Montanhas, o Parque Glauco Villas Boas é uma das principais áreas de lazer da região Norte de Osasco e receberá uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). 

A região onde fica o parque está recebendo obras de instalação de rede de esgoto de coletores, o que também inclui os bairros Vila Menck, Baronesa, Rochdale, Munhoz Junior, Mutinga, Portal D’Oeste, Vila Ayrosa, Bonança e Helena Maria.

Obras no Local

A Sabesp já obteve licença ambiental da Cetesb para a construção da ETE no Parque Vilas Boas e a previsão é que as obras sejam iniciadas no primeiro trimestre deste ano, com duração de seis meses.

Já a prefeitura de Osasco tem projeto para a despoluição do lago e revitalização do parque. Há previsão de obras para a construção de pista de caminhada no entorno do lago, quadra poliesportiva, sanitários, espaço pet, estacionamento, playground, academia ao ar livre, substituição da iluminação por lâmpadas led e cercamento do lago, para garantir a segurança dos frequentadores.

Da Redação