Vigia Osasco vai ligar câmeras das casas à Central de Monitoramento

O vereador Josias da Juco explicou na sessão da Câmara Municipal, desta terça-feira (21), como vai funcionar o programa Vigia Osasco. “Os moradores vão ter a oportunidade de compartilhar as suas câmeras particulares com o COI, sistema de monitoramento da nossa cidade. Vamos ter um aplicativo que será alimentado com essas imagens. Quem participar desse programa vai ter essa placa para identificar na rua que ele participa do Vigia Osasco”, detalhou.

Josias também falou que as ruas com esse sistema de monitoramento ganharão “pisca” que irá identificar que a via participa do programa. “Nós já estamos fazendo teste em um bairro. 70% serão viradas para a rua e 30% para a calçada dele”, comentou sem revelar o nome do bairro.

O programa Vigia Osasco foi instituído após a publicação do Decreto nº 13.221. Conforme o Art. 2º do Decreto, as pessoas físicas ou jurídicas que tiverem interesse em aderir ao programa Vigia Osasco deverão observar os procedimentos previstos no decreto para autorização de acesso e concessão de imagens captadas por seus equipamentos de segurança.

Mais informações sobre o programa assim como as especificações dos equipamentos do Kit Vigia Osasco podem ser conferidas no Decreto por meio do link https://leismunicipais.com.br/a1/sp/o/osasco/decreto/2022/1323/13221/decreto-n-13221-2022-institui-o-programa-vigia-osasco-e-da-outras-providencias?r=p

Graciela Zabotto