“Vitória!”, diz Emidio sobre Alesp barrar homenagem a Maurício Souza

 “Vitória!”, diz Emidio sobre Alesp barrar homenagem a Maurício Souza

Foto: Eliane Tafu

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) barrou a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao jogador de vôlei Maurício Souza. A cerimônia estava marcada para a próxima segunda-feira, 9.

 

O deputado estadual Emidio de Souza (PT), que é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alesp, apresentou na segunda-feira, 2, um ofício pedindo que a presidência da Casa barrasse a homenagem.

 

Criada em 2005, a honraria homenageia pessoas que “tenham atuado de maneira a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico” do estado de São Paulo.

 

Nas redes sociais, Emidio comemorou a ação da Alesp. “Vitória! Depois do meu ofício, a Alesp voltou atrás e não será palco de homenagem para atleta homofóbico. Uma conquista de todos que lutam pela diversidade, tolerância e respeito”.

 

A homenagem foi apresentada pela deputada Letícia Aguiar (PP), que exaltou sua “coragem” em se posicionar criticando um beijo gay entre dois personagens de desenho em quadrinhos. Segundo publicado no portal de notícias Uol, a razão do veto é Maurício ser declaradamente candidato a deputado federal pelo PL de Minas Gerais.

 

A reportagem ainda apurou que houve, recentemente, a tentativa de se homenagear o ex-ministro Tarcísio Freitas, que é pré-candidato ao governo de São Paulo pelo Republicanos. Na ocasião, a consultoria jurídica da ALESP emitiu parecer recomendando a não aprovação da honraria a Tarcísio, por conflitos com a legislação eleitoral.

 

Entenda

A demissão de Mauricio Souza do Minas Tênis Clube aconteceu após uma série de críticas dos patrocinadores da equipe em relação a postagens feitas pelo atleta nas redes sociais criticando a orientação sexual de um personagem de história em quadrinhos, o filho do Super-Homem, que é bissexual.

 

Na ocasião ele escreveu: “Ah, é só um desenho, não é nada demais’. Vai nessa que vai ver onde vamos parar”.

Da Redação