O governo assinou no último dia 25 o contrato para licitação de anteprojeto de engenharia, arquitetura e geologia da futura da Linha 22-Marrom (Cotia-São Paulo).
A Linha 22 ligará a região de Cotia à estação Sumaré, que hoje atende a Linha 2-Verde, e também deve ter duas estações na Zona Norte de Osasco.
O serviço será executado pelo Consórcio SYSTRA Prime L22, formado pela SYSTRA e Prime e que foi vencedor do certame realizado em janeiro.
O consórcio teve sua proposta habilitada em 14 de fevereiro, mas apenas agora os trâmites para a assinatura do contrato foram resolvidos.
O SYSTRA Prime L22 terá 35 meses para executar o levantamento e produzir os documentos, o que deve acontecer no primeiro de 2026, provavelmente até maio.
Apesar do prazo, o material produzido será repassado ao Metrô durante todo esse período. Ou seja, a companhia poderá dar sequência ao desenvolvimento do empreendimento, inclusive decidindo qual será o modal a ser adotado.
O Metrô ainda analisa como será o ramal que ligará o centro de Cotia e chegará até a estação Sumaré, na Zona Oeste da capital.
A hipótese mais provável é que seja uma linha convencional, subterrânea no trecho da maior parte de São Paulo. Já a extensão que deve correr próxima a rodovia Raposo Tavares é uma dúvida já que pode ser viável uma estrutura elevada.
Há ainda a questão de levar a linha nesse perfil até Cotia ou então dividir o projeto em dois tipos de modais.
Após a realização do anteprojeto de engenharia e arquitetura, somado aos estudos geológicos, o Metrô poderá decidir quando a Linha 22 deve sair do papel.
Entenda como deve ser a Linha 22-Marrom
Segundo o mapa provisório com o trajeto do novo ramal, a Linha sairá de Cotia. Haverá um deslocamento mais ao Norte para chegar até Osasco.
De lá a Linha 22 chegará até o Rio Pequeno e então fará uma curva para a direita para cruzar a USP. Curiosamente, o Metrô prevê uma estação próxima a Butantã, Vital Brasil, de onde os trens seguirão até Rebouças-Hebraica, na Linha 9.
A Linha Marrom então fará conexão com a Linha 4-Amarela em Faria Lima e na sequência a Linha 20, em Teodoro Sampaio, terminando sua viagem em Sumaré.
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