A oitava edição do Força Bruta, marcado para este domingo (7), em Cotia, teve duas alterações de última hora entre os competidores. O evento de atletismo de força não contará mais com as participações do inglês Terry Hollands, que testou positivo para Covid-19 um dia antes do seu embarque, e também do canadense Jean-François Caron, impossibilitado de viajar ao Brasil por um problema de saúde.
Assim, os dois atletas que foram convidados como reservas pela organização, o boliviano Cristian Quiroga, 29 anos, e o brasileiro Tiago Aparecido, 36 anos, estão confirmados para disputar o evento. Eles terão pela frente dois pesos pesados do esporte mundial: o russo Mikhail Shivlyakov, atual campeão do Força Bruta, e o estoniano RaunoHeinla.
Mikhail Shivlyakov chega em Cotia com boas credenciais para manter seu posto de vencedor do Força Bruta, evento de atletismo de força que rapidamente caiu nas graças do público brasileiro. O russo de 40 anos, 1,87 m e 145 kg, que já ganhou diversos títulos do esporte em seu país, destaca-se ainda por ter sido campeão do Arnold South Africa Pro Strongman, em 2018, e vice-campeão do Arnold Australia Pro Strongman, no ano anterior.
Com 1,83 m de altura e 140 kg, RaunoHeinla tem 38 anos e foi seis vezes o homem mais forte da Estônia. Já conquistou o título do Arnold Brasil Pro Strongman Champion em 2018 e do Arnold Classic Austrália em 2018. Tem um bicampeonato competindo na Lituânia, além do terceiro lugar no World DeadliftChampionship de 2015, com 435 kg.
O boliviano Cristian Quiroga e o brasileiro Tiago Aparecido são os maiores destaques do strongman sul-americano nas últimas temporadas. Enquanto Quiroga, com seu 1,88 m e 161 kg, chega confiante após vencer em 2020 o torneio internacional Strong for All, em São Paulo, Tiago Aparecido, 1,79 m e 135 kg, tem a seu favor uma participação do Força Bruta, em 2018, além de ter sido quatro vezes campeão sul-americano.