Assim como a Polícia Militar adotou as câmeras corporais durante as ocorrências, a Guarda Municipal de Osasco também passará a utilizar câmeras filmadoras, mas acopladas nos capacetes, gerando imagens que façam provas confiáveis, trazendo transparência e legitimidade durante as ações.
A iniciativa também visa dar mais segurança ao GCM durante o patrulhamento, já que os equipamentos vão filmar as ações dos Guardas Municipais e dos envolvidos às ocorrências.
Com tecnologia de última geração, as imagens poderão ser transmitidas ao vivo e também ficarão salvas nas nuvens. O pregão para aquisição dos aparelhos aconteceu no último dia 25. Foram adquiridos 7 kits com câmeras e demais equipamentos necessários para o seu funcionamento.
A princípio, as câmeras serão utilizadas por agentes da ROMO, que fazem o patrulhamento com motos. “A utilização e emprego dessas câmeras será do encarregado de equipe, composta por três agentes” explicou a prefeitura, que também ressaltou a origem da aquisição. “O investimento desse equipamento é fruto do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) realizado com o Ministério Público do Estado de São Paulo”. O uso das câmeras pelos agentes deve acontecer ainda nesse semestre.