As obras de cobertura e modernização do Calçadão de Osasco devem ser entregues em setembro, mas a proposta de funcionamento no período noturno ainda não tem data para entrar em funcionamento. Questionada se já haveria uma data prevista para que o centro de compras comece a funcionar 24 horas, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que “essa questão ainda será tratada com os comerciantes locais”.
Com o Calçadão funcionando também no período noturno, a expectativa é de que sejam gerados 2 mil novos empregos. Com mais tecnologia e segurança, o centro de compras vai ganhar sistema de painéis informativos, iluminação em LED e 50 câmeras inteligentes que farão o monitorando a região 24 horas por dia e serão conectadas à Central de Monitoramento Integrado (COI). De acordo com a prefeitura, as câmeras serão instaladas assim que o Calçadão estiver coberto.
A proposta é transformar o espaço em um polo turístico e cultural totalmente ‘high tech’, o projeto conta com cobertura feita em sistema modular híbrido. “A estrutura de alumínio, com três tipos de fechamento, trará proteção contra chuva e sol, medidas energéticas sustentáveis e controle de ventilação”, explicou a administração.
O Calçadão também vai ganhar bebedores públicos, novos bancos e torres de iluminação. Os coqueiros serão mantidos e a entrada principal do shopping ganhará uma praça arborizada, com bancos e lixeiras. Já os atuais quiosques serão instalados entre as árvores para garantir mais conforto térmico para os funcionários desses estabelecimentos.