3 de janeiro de 2025 01:27

Motoqueiro em fuga arranca retrovisor de carro, perde o equilíbrio e se "arrebenta" no chão
"Escolheu dia errado", diz GCM ao abordar motoqueiro no Ano Novo
Thiaguinho Silva diz que o filho de um pedreiro agora é vice-prefeito de Itapevi
Rogério Franco deixa prefeitura sem pagar salários de dezembro
Ave morre após estresse provocado por fogos de artifício no Ano Novo
Dois vereadores não reeleitos assumem como secretários em Osasco

3 de janeiro de 2025 01:27

Motoqueiro em fuga arranca retrovisor de carro, perde o equilíbrio e se "arrebenta" no chão
"Escolheu dia errado", diz GCM ao abordar motoqueiro no Ano Novo
Thiaguinho Silva diz que o filho de um pedreiro agora é vice-prefeito de Itapevi
Rogério Franco deixa prefeitura sem pagar salários de dezembro
Ave morre após estresse provocado por fogos de artifício no Ano Novo
Dois vereadores não reeleitos assumem como secretários em Osasco

Osasco deve vacinar 10 mil crianças com deficiência ou comorbidades

Divulgação

Da redação     -
17 de janeiro de 2022

Em Osasco, a vacinação contra Covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos (comorbidades e deficiência) começou no domingo, 16, com incentivos a mais. É que, além da primeira dose, a garotada recebeu da prefeitura um “certificado de coragem” e livros de literatura infantil, que integram a campanha “Vacina no braço, livro na mão” de incentivo à leitura.

Cerca de 700 crianças foram imunizadas no primeiro dia da campanha, segundo dados da Vigilância Epidemiológica do município. Expectativa é vacinar cerca de 3.500 crianças somente na primeira semana.

O público estimado da primeira etapa é de cerca de 10 mil crianças entre 5 e 11 anos com alguma deficiência ou comorbidades. A cidade tem cerca de 61 mil crianças nessa faixa etária.

A Secretaria da Saúde da prefeitura de Osasco decidiu manter a vacinação dos pequeninos exclusivamente nos postos dos shoppings União (Avenida dos Autonomistas, 1400, Vila Yara) e SuperShopping (Avenida dos Autonomistas, 1828, Industrial Autonomistas), das 14h às 21h, inclusive sábados e domingos, mediante agendamento na Central 156.

Os dois locais foram ambientados de forma especial para receber a garotada, que também pôde se divertir com a presença de personagens fantasiados de super-heróis e princesas. Por isso, a partir dessa segunda-feira, 17, os dois shoppings passam a atender apenas o público infantil (5 a 11 anos, comorbidades e deficiência).

No dia agendado é preciso comprovar a comorbidade através de laudo, receita, exame ou prescrição médica, e apresentar documento da criança (CPF ou Cartão SUS) e comprovante de endereço.

O prefeito Rogério Lins e a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Aline Lins, acompanharam o primeiro dia de vacinação da garotada. “É muito emocionante ver esse início de vacinação de nossas crianças. A ideia foi proporcionar um momento alegre para elas e mostrar a importância da vacina. Além do certificado, iniciamos a campanha ‘Vacina no braço, livro na mão’, como incentivo à leitura. Unimos tudo isso para dar um apoio maior às famílias nesse momento tão importante”, disse o prefeito.

Os pais devem ficar atentos às exigências para vacinar os filhos nos shoppings. Primeiro é preciso fazer o cadastro no site https://www.vacinaja.sp.gov.br/, pois agiliza o atendimento. Em seguida, agendar horário na Central 156, ou no 3651-7080, ou pelo app 156 Osasco. Confira no final desse texto a lista de comorbidades.

VACINAÇÃO DE ADULTOS
Osasco continua com a vacinação de primeira e segunda dose para pessoas com 12 anos ou mais e dose de reforço para pessoas a partir dos 18 que tomaram a segunda dose há pelo menos quatro meses. Esse público está sendo vacinado nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos dois Centros de Atenção ao Idoso (Km 18 e Presidente Altino) e no Osasco Plaza Shopping (Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, 81, Centro), das 14h às 21h, inclusive sábados e domingos. Para mais informações acesse: https://saude.osasco.sp.gov.br/

Comorbidades
Devem ser imunizadas crianças com as seguintes comorbidades:

Anemia falciforme, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênitas, Cirrose hepática, Cor pulmonale e hipertensão pulmonar, Diabetes mellitus, Doença cerebrovascular, Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3, Hipertensão estágio 1 e 2 com lesão e órgão alvo, HIV, Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos), Insuficiência cardíaca, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Obesidade mórbida, Pneumopatias Graves, Próteses valvares – Dispositivos cardíacos implantados, Síndrome de Down, Síndromes coronarianas, Talassemia, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Valvopatias.