Um trem da CPTM abriu as portas do lado errado quando parou na estação Quitaúna, da Linha 8-Diamante, na manhã dessa segunda-feira, 17.
Quando a composição chegou na estação, ela abriu as portas para embarque e desembarque de passageiros dos dois lados do trem, inclusive aquele que fica voltado para os trilhos.
O erro operacional colocou em risco a vida dos passageiros que estavam dentro do trem e próxima das portas.
Ao Diário dos Trilhos a CPTM, por meio de nota, confirmou o ocorrido e afirmou que não houve feridos, ressaltando que a transição entre CPTM e ViaMobilidade está em andamento desde o ano passado e que será concretizada no próximo dia 27 de janeiro.
Leia abaixo a nota na íntegra:
“Às 8h06 desta segunda-feira, 17 de janeiro, um trem apresentou falha, abrindo as portas do lado oposto à plataforma na estação Quitaúna da Linha 8-Diamante. A equipe técnica atuou para normalizar o trem que voltou a circular sem outra intercorrência. Não houve feridos.
A partir do dia 27 de janeiro, a operação, manutenção, conservação e melhorias das linhas 8-Diamante e 9-Esmeraldade de trens metropolitanos passam a ser responsabilidade da ViaMobilidade Linhas 8 e 9.
A concessionária venceu o leilão realizado pelo Governo do Estado em abril de 2021. Ao longo dos próximos 30 anos, as linhas 8 e 9 receberão novas composições, terão as estações modernizadas, além de ter uma série de mudanças estruturais exigidas em contrato.
A transição da operação entre CPTM e ViaMobilidade Linhas 8 e 9 teve início após a assinatura do contrato, no começo do segundo semestre de 2021 e, desde então, reuniões de consultoria, transferência de funções e treinamentos de equipes têm sido realizados dentro do processo de incorporação das linhas. Estas atividades se intensificaram no último bimestre e são supervisionadas pelo governo do Estado de SP, e por auditoria independente, obedecendo as normas contratuais que são transparentes e públicas.
Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), CPTM e ViaMobilidade Linhas 8 e 9 reafirmam seu compromisso com a segurança e, por isso, têm trabalhado de forma intensa e conjunta para uma transição tranquila e segura. Tudo para preservar os ativos patrimoniais e atender todas as cláusulas regulatórias previstas em contrato, e principalmente, cumprir com a prestação de um serviço sustentável e de respeito aos passageiros”. (fonte: diariodostrilhos.com)