Em entrevista ao Diário da Região, Waldyr Ribeiro, secretário de Obras, disse que em seis meses Osasco estará totalmente com iluminação pública de LED. “Atualmente já trocamos 80%, com certeza, de todas as lâmpadas da cidade”, afirmou.
Município já ganhou 27 mil novas luminárias com esta tecnologia. A ação faz parte do programa Cidade Iluminada. Do total de novas lâmpadas, 2.500 são decorativas e instaladas em praças e parques. Osasco conta atualmente com 35.300 pontos de iluminação pública.
Segundo Waldyr Ribeiro, o cronograma de trabalho foi o mesmo adotado para o recapeamento das ruas.
“Começamos pelos bairros até chegar à região central que será a última etapa, com substituição de todas as lâmpadas a vapor de mercúrio”.
Waldyr explicou que a LED além de ser mais econômica tem melhor qualidade de iluminação e, consequentemente, amplia a segurança nas vias públicas.
“Vamos iniciar as trocas no Centro e resolver, nestes próximos meses, questões pontuais nos bairros como vielas”.
O secretário se refere às áreas de difícil acesso ou sem ruas definidas, mas que necessitam de iluminação devido a vulnerabilidade da população a casos de violência urbana.
“A partir deste ano, Osasco vai ter sempre iluminação de LED porque gera economia com conta de luz para o município, ilumina mais e deixa os ambientes mais limpos”.
Para o secretário, o resultado na redução de criminalidade também é um fator positivo.
“A iluminação de LED deve trazer economia de 40% com contas pagas à Enel”. Waldyr disse que a Enel já concluiu parte o cadastro e concede descontos na conta.
“Essa economia vai permitir que a prefeitura faça investimentos em outras áreas”, finalizou.
Haverá também redução no custo de manutenção devido à vida útil das luminárias LED. Enquanto as luminárias em vapor de sódio apresentam taxa de falha em torno de 6%, as de LED é de cerca de 1%.