O vereador professor Ladenilson (MDB) apresentou na Câmara Municipal a indicação 039/2022 solicitando ao prefeito Marcos Neves uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para implementar o endereço social para pessoas em situação de rua.
Medida já existe em alguns municípios brasileiros. Nessas cidades, o cadastrado retira suas correspondências na caixa postal social a cada quinze dias, num endereço domiciliar modelo caixa postal social que lhe é disponibilizada por um prazo de seis meses prorrogáveis por igual período.
“Na cidade de Carapicuíba e região, apesar da ausência de dados atuais, é possível constatar o grande aumento do número de pessoas pedindo esmolas no semáforo e literalmente morando em áreas públicas. A quantidade de cidadãos que buscam alimentação com preço acessível nas Unidades do Bom Prato da região também é enorme”, comentou o vereador.
De acordo com ele, a medida vai ajudar os moradores em situação de vulnerabilidade social que não consegue possuir um endereço domiciliar, o que dificulta a reinserção no mercado de trabalho e inviabiliza a correspondência com familiares distantes quando tentam retomar o contato com estas pessoas.
“Proporcionar aos mais vulneráveis um endereço social é questão de dignidade humana, podendo ser uma oportunidade para obtenção de um emprego ou da retomada de contato com suas famílias”, finalizou.