Ontem, a equipe B do 5° DP de Osasco prendeu dois golpistas que agiam nos caixas eletrônicos do Banco Bradesco de Osasco. O flagrante foi dado dentro da agência da Antônio Agu, na região central.
Os malandros atuavam em Osasco e em de São Paulo, nos bairros do Jabaquara, Cachoeirinha e Santana. Ambos residem na Zona Norte da Capital e um deles possui várias passagens pela polícia, desde 1991, por crimes de estelionato.
A dupla aplicava um golpe conhecido com “golpe da tela aberta”. Eles escolhiam a vítima, em geral, pessoas idosas e de preferência mulheres, um deles com crachá falso do Banco se passava por funcionário do “posso ajudar”.
O bandido fazia a vítima abrir a tela do caixa eletrônico, dizia que estava dando problema naquele terminal, mudava para o terminal ao lado e o comparsa se dirigia ao caixa com a tela aberta e concluía a operação. Faziam transferências Via Pix, sacavam dinheiro, dentre outras operações.
As prisões aconteceram após monitoramento dos dois por quase seis meses pela equipe de policiais civis do 5° DP. A maioria das vítimas é cliente do Banco Bradesco.
No momento da prisão, eles tinham acabado de sacar R$ 1,3 mil de uma vítima que reside no bairro do Rochdale, em Osasco.
A polícia orienta as pessoas a não aceitarem ajuda de nenhum estranho, mesmo que estejam com crachá do Banco. Se a pessoa sabe que tem dificuldade, deve ir acompanhada de algum parente ou conhecido de confiança. Golpe aplicado, em sua maior parte, das 9h às 12h, ou após o expediente bancário, a partir das 16h.