O Banco Bradesco anunciou, nesta manhã, a indicação de Marcelo de Araújo Noronha como o novo presidente-executivo do grupo financeiro. Noronha assumirá o cargo no lugar de Octavio de Lazari Jr., que ocupava a posição desde 2018.
Com experiência profissional adquirida ao longo de mais de 38 anos no mercado financeiro, com 20 deles dedicados à Organização Bradesco, Noronha é atualmente vice-presidente do banco, cargo assumido em 2015. O executivo iniciou a carreira bancária em 1985, no Recife, e em 1994 transferiu-se para São Paulo.
Antes de ingressar no Bradesco, Noronha trabalhou na diretoria do Banco Bilbao Vizcaya Argentaria Brasil S.A. até 2003. Além disso, foi Diretor-Presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS) entre 2013 e 2017.
Noronha é formado em Administração pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), com especialização em finanças pelo IBMEC (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais) e possui o AMP (Advanced Management Program) pelo IESE (Instituto de Estudios Empresariales) da Universidade de Navarra, em Barcelona.
A indicação de Noronha foi aprovada pelo conselho de administração do Bradesco. Octávio Lazari será indicado a um posto no conselho de administração.
A mudança na liderança do Bradesco ocorre em um momento desafiador para o banco. No terceiro trimestre de 2023, a instituição enfrentou dificuldades em função da alta inadimplência. A margem financeira com clientes sofreu um abalo significativo no ano e levou ao adiamento das projeções de melhora nos balanços do banco pelo mercado.