O município de São Paulo lidera disparado o ranking de pipas enroscadas na rede elétrica. Foram 2.209 registros entre janeiro e novembro deste ano. Uma alta de 51% na comparação em igual período em 2022.
Em seguida está Osasco com 124 registros, Carapicuíba com 109, Taboão da Serra 53, São Bernardo 49 e
Itapevi 46.
Entre janeiro e novembro de 2023, a Enel apurou 2.924 casos de falha na rede em função do contato com pipas. No mesmo período de 2022 foram 1.929 ocorrências.
A interrupção do fornecimento de energia por conta das pipas pode ocorrer por diversas razões. Além do risco de rompimento dos cabos, as linhas que ficam enroscadas nas redes elétricas provocam desgastes nos fios, podendo levar a curtos-circuitos e derretimento.
Nesses casos, equipes da distribuidora são mobilizadas para realizar os reparos necessários e substituir parte dos fios para restabelecer o serviço.
Confira algumas dicas para garantir que a brincadeira ocorra de forma saudável e sem riscos:
Procure empinar pipas em campos abertos (como parques), longe de fios e rede elétrica;
Evite utilizar rabiolas com materiais metálicos, e linhas com cerol/chilena, pois apresentam um grande poder de corte – além de cortar os fios, podem causar acidentes com pedestres, ciclistas, motociclistas, etc.
Em caso de acidentes, o local deve ser isolado para que não haja a aproximação de pessoas. ACIONE O CORPO DE BOMBEIROS 193/ SAMU 192 E ENEL 0800 7272 196 IMEDIATAMENTE.