Neste ano, cerca de 7,2 mil alunos da rede municipal de Osasco que vão estudar no 3º ano do ensino fundamental terão acesso aos notebooks.
O prefeito Rogério Lins explicou que durante as férias escolares esses aparelhos, que foram usados pelos alunos do 3º ano em 2023 e hoje irão estudar o 4º ano, estão sendo formatados e preparados para a nova turma.
Os notebooks contam com extensor USB, modem para acesso à internet, fone de ouvido, mouse e fonte bivolt.
Com os computadores, os estudantes têm acesso a uma ampla variedade de ferramentas, conteúdos e jogos que complementam suas atividades em sala de aula. Para isso, equipamentos contam com recursos inovadores, incluindo softwares de comunicação, ferramentas educacionais e soluções de apoio pedagógico.
Em março do ano passado, durante entrevista ao Diário da Região, o secretário da Educação de Osasco, Cláudio Piteri, disse que os notebooks contam com um sistema de georreferenciamento, uma espécie de ‘gps’ que indicará onde o equipamento está caso seja necessário encontrá-lo.
“Eles são georreferenciados, um sistema que vai mostrar a localização do notebook. Além disso, a forma como os notebooks foram configurados faz com que não tenham valor comercial por causa de suas limitações e etc. Por isso nós não temos muita preocupação em relação a isso. Não adianta querer vender o notebook porque não vai conseguir. Ele já é configurado de uma forma a não ser atraente para esse tipo de mercado”, citou Cláudio Piteri na ocasião.
Para garantir que qualquer aluno de qualquer lugar possa acessar o seu conteúdo pedagógico, a prefeitura contratou o pacote de serviços de conectividade e uma ‘máquina virtual’.
Ou seja, o notebook do estudante estará apenas emulando uma máquina na nuvem, moderna e atualizada e, com isso, o aparelho vai precisar somente de uma conexão boa com a internet para funcionar. Ou seja, nenhum aluno poderá dar a desculpa de que a máquina travou e não pode concluir determinada tarefa.
No total, a Secretaria da Educação de Osasco entregou, no ano passado, mais de 24 mil notebooks aos alunos do 3º, 4º e 5º anos.
A entrega dos aparelhos faze parte do projeto Conecta OZ, que visa aprimorar as condições de ensino e aprendizagem.
Fotos: