27 de dezembro de 2024 00:15

Jovem tem perna decepada após empinar moto e Águia ajuda no socorro
Atendimento precário e ameaça de greve de médicos faz UPA de Cotia virar caso de polícia
Menor, sem capacete e com moto sem placa se revolta e tenta colocar população contra a GCM
Falta de pagamento faz Hospital Veterinário Público de Cotia suspender atendimento pela 3° vez
Portal D'Oeste sofre infestação de escorpiões amarelos
Motoqueiro provoca PM, "corta giro", chama para briga e leva "voadora surpresa"

27 de dezembro de 2024 00:15

Jovem tem perna decepada após empinar moto e Águia ajuda no socorro
Atendimento precário e ameaça de greve de médicos faz UPA de Cotia virar caso de polícia
Menor, sem capacete e com moto sem placa se revolta e tenta colocar população contra a GCM
Falta de pagamento faz Hospital Veterinário Público de Cotia suspender atendimento pela 3° vez
Portal D'Oeste sofre infestação de escorpiões amarelos
Motoqueiro provoca PM, "corta giro", chama para briga e leva "voadora surpresa"

Presidente do Cioeste quer reativar estrada de ferro Perus Pirapora

Divulgação

Da redação     -
13 de março de 2024

Nesta terça (12), o prefeito de Cajamar e presidente do Cioeste (Consórcio Intermunicipal do Oeste da Grande São Paulo), Danilo Joan, disse que iniciou negociação com o governo do estado para reativar a malha ferroviária Perus Pirapora.

O governador Tarcísio de Freitas acenou de forma positiva para a proposta que levaria trem até
Cajamar.

A estrada de ferro Perus Pirapora funcionou de 1914 a 1983, ano em que foi desativada e passou a operar somente para turismo a partir de 2010.

Atualmente, ainda existem 23 trens remanescentes em acervo. Essa ferrovia é a única no estado com bitola 600mm. Sua extensão é de 22 km, sendo 17 km remanescentes, 7 km trafegáveis e 3 km operacionais.

A retomada da ferrovia deve ganhar força caso o governo Lula, por meio do Ministério dos Portos e Aeroportos, escolha Cajamar para construir um novo aeroporto no estado de São Paulo.

O aeroporto de Guarulhos e Congonhas estão saturados e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) estima um caos aéreo caso nenhuma atitude seja tomada.

Um aeroporto em Cajamar reforçaria a necessidade de trem para atender ao deslocamento dos passageiros até o local de embarque e desmarque dos aviões.

A ferrovia a ser reativada foi construída com o propósito de transportar cal produzida no bairro Gato Preto, município de Cajamar para o bairro de Perus, na cidade de São Paulo.

Fotos: