A Comissão Executiva Nacional do PSDB publicou nota oficial informando que o partido deve apresentar candidato próprio a prefeito nos municípios com mais de cem mil eleitores. São quase 300 cidades no Brasil.
De acordo com a nota, o PSDB também decidiu pelo lançamento de candidatos a prefeito e/ou celebração de coligação nos cinco municípios de maior eleitorado de cada estado e naqueles com mais de 100 mil eleitores.
Cenário em Osasco
Osasco, embora tenha 700 mil habitantes, não terá uma candidatura majoritária. Cláudio Piteri, presidente do diretório do PSDB na cidade, é integrante da base aliada ao prefeito Rogério Lins e, atualmente, ocupa o cargo de secretário municipal da Educação.
No município, os tucanos devem engrossar a fileira dos partidos de apoio à pré-candidatura de Gerson Pessoa a prefeito nas eleições de outubro.
Segundo o deputado Paulo Abi-Ackel (MG), coordenador da Comissão Eleitoral do PSDB, em cenários onde não seja lançado candidato a prefeito, os tucanos vão aderir às coligações, como no caso de Osasco.
Mas a meta principal da sigla é ter candidato a prefeito nos cinco municípios de maior eleitorado de cada estado e nas cidades com mais de 100 mil eleitores.
Região Oeste
Na região Oeste da Grande São Paulo, estariam na mira tucana as cidades de Barueri, Cotia, Itapevi e, talvez, Jandira e Santana de Parnaíba.
Em.Carapicuíba, o prefeito Marcos Neves é do PSDB e tem.grandes chances de eleger seu sucessor devido à.aprovação de seu mandato que chega a 70%.