Está prevista para setembro a entrega nas novas instalações do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Barueri. As obras começaram em abril.
O prédio terá novos recintos para os animais resgatados, que servirão para visitação agendada voltadas a atividades de educação ambiental, além da construção de estacionamento interno, portaria e paisagismo.
Após a entrega do novo Cetas, a Prefeitura irá reformar o prédio antigo, que vai ganhar centro cirúrgico e mais espaço para internações; realocação de berçário, necrópsia, biotério, farmácia e laboratório; ampliação de cozinha para animais; pintura e manutenção geral do prédio.
Segundo a Prefeitura, com as mudanças, será possível aumentar a capacidade de atendimento, acelerar o processo de reabilitação dos animais, permitir que a população conheça os problemas decorrentes do comércio ilegal de animais silvestres, melhorar o fluxo de serviços prestados, melhorar os ambientes destinados ao atendimento dos animais e dos colaboradores e melhorar o fluxo sanitário. O Cetas está localizado no Bairro dos Altos.
O que é o Cetas?
Inaugurado no final de agosto de 2012, o Centro atua no acolhimento, tratamento e devolução dos animais aos seus ambientes de origem.
Mas quando isso não é possível por algum problema físico e/ou psicológico, os animais são encaminhados a centros especializados e passam o resto da vida em cativeiro, pois já não têm mais condições de sobreviver na natureza.
Desde quando começou a operar até agora, mais de 16 mil animais já passaram pelo Cetas de Barueri.
Além disso, o órgão já capacitou cerca de 100 alunos nas áreas de biologia, veterinária e zootecnia de todo o Brasil.