Há quase um ano o Hospital Regional Rota dos Bandeirantes, em Barueri, está pronto. O prédio foi entregue ao Governo do Estado em setembro de 2023.
Nesta terça-feira (4), durante sessão ordinária na Câmara Municipal, o vereador Thiago Rodrigues cobrou do governador Tarcísio de Freitas a inauguração da unidade.
“Esse Hospital Regional tem que ser inaugurado. A obra já está entregue ao Governo do Estado. O governador tem que dar uma resposta para nós aqui em Barueri”.
Thiago Rodrigues citou que 70% dos atendimentos realizados na rede municipal de Saúde em Barueri são de moradores de outras cidades. “Se fosse só o nosso povo passando na nossa Saúde, automaticamente, a nossa Saúde estaria cada vez melhor”, completou o vereador ressaltando que a inauguração do Hospital Regional deve ‘aliviar’ os atendimentos na rede municipal.
“Espero que o governador do estado reveja isso com a gente porque saúde não se nega a ninguém. Espero que o governo do estado faça logo essa inauguração”, finalizou Thiago Rodrigues.
Chamamento público
Em abril, durante vistoria das obras de extensão das marginais e faixas adicionais na rodovia Castelo Branco a partir do Km 23 em Alphaville, Tarcísio de Freitas informou que será realizado um chamamento público para contratar a empresa responsável que fará a gestão dos 400 leitos da instituição.
“A gente espera uma disputa significativa entre grandes instituições de saúde interessadas em administrar o hospital, o que possibilitará sua operação já no segundo semestre”, declarou.
O Hospital Regional
O Hospital Regional de Barueri foi construído na avenida Aníbal Correia, no Jardim San Diego, entre o Parque Viana e Jardim Paulista (bairro Votupoca).
O projeto de execução da unidade é realizado por meio de convênio firmado desde 2019 entre a Prefeitura de Barueri, que doou o terreno, o projeto e pagou metade da construção, e o Governo Estadual que complementou os demais gastos com a obra e ficou responsável por equipar o prédio, com mobiliários e aparelhos, e pela contratação da empresa que irá administrar a unidade.
O Hospital Regional foi erguido em terreno de 64 mil m², sendo 41 mil m² de área construída em estrutura metálica com fechamento em placas pré-moldadas. O prédio tem 10 pavimentos, andar térreo e um heliponto.
A unidade tem 442 vagas descobertas de estacionamento, 17 elevadores e 360 leitos, com atendimento em oncologia com quimioterapia e radioterapia, cardiologia, ortopedia, neurologia/neurocirurgia e cirurgia bariátrica, todos com procedimentos de alta e média complexidade.
Do total de leitos, 50 serão de UTI. Além disso, o Hospital Regional tem oito salas cirúrgicas, 16 poltronas de quimioterapia e 20 consultórios; leitos de RPA (Recuperação Pós-Anestésica), Pronto-Atendimento com 28 leitos de observação, hospital-dia com 20 leitos, salas equipadas com tomografia e ressonância magnética; parque tecnológico de última geração com acelerador linear, hemodinâmica e aparelhagem completa e digital, dentre outras áreas específicas.