O vereador Alexandre Capriotti (PL) protocolou na Câmara Municipal de Osasco a Indicação nº 724/2024 solicitando à Prefeitura a implantação de Unidades Móveis para atendimento médico-veterinário.
O vereador explicou que o objetivo é atender a cães e gatos por meio de consultas, tratamentos clínicos ou cirúrgicos em regiões periféricas da cidade com riscos epidemiológico, sanitário, ambiental ou de ação social, vinculados à saúde animal e pública.
“Há aumento real da população de cães e gatos que ficam abandonados nas ruas, praças e centros urbanos e ainda, pelos proprietários de animais que não possuem condições. Com atendimento e a devida orientação, além do carinho, o proprietário passará a exercer a posse responsável do animal de estimação, vacinado, vermifugado e esterilizado, garantindo com isso, menores ricos a saúde humana e animal. Os animais são dignos de todo o nosso carinho e respeito, tendo direito à proteção e zelo pela sua sobrevivência”, ressaltou o parlamentar que trabalha em prol da causa animal.
Capriotti também é autor da Indicação nº 0746/2024 que solicita a construção de um Hospital Veterinário no Jardim Santo Antônio.
De acordo com Capriotti, a construção de uma unidade no Jardim Santo Antônio é uma reivindicação de muitos tutores de cães e gatos. Eles alegam a dificuldade em levar seus pets até o Hospital Público Veterinário Mariza Helena Braga, localizado na Zona Norte, Vila Menck; ou até a unidade Manchinha, que fica no Jardim Wilson, próximo à Vila Yara, Zona Sul.
“Cuidar da saúde de nossos pets é algo que temos de fazer de tempos em tempos, não só apenas quando eles estão doentes. E sabemos que levar o animal até o veterinário custa caro”, justificou o vereador que atua na causa animal.
Ainda no âmbito da causa animal, Capriotti também pediu ao prefeito Rogério Lins (Podemos), por meio da Indicação nº 736/2024, que amplie o horário de atendimento do Hospital Veterinário da Zona Norte.
Atualmente, a unidade funciona das 8h às 17h, com a triagem e distribuição de senhas às 7h30. Em sua proposta, o vereador sugere que a unidade passe a atender também aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h, para urgência e emergência.