Gil Arantes, candidato a prefeito de Barueri pelo União Brasil e ex-prefeito por três mandatos, expôs suas principais propostas em entrevista ao Diário da Região.
O plano de governo traz como pilares a modernização dos serviços de saúde, transporte e educação, além de medidas de segurança e infraestrutura para a cidade.
Saúde
Uma das principais bandeiras de Gil Arantes é o uso da tecnologia para melhorar o atendimento de saúde no município. Entre as propostas está a criação de um sistema de consultas online, que, segundo ele, será implantado já no próximo ano.
“Vamos fazer consultas online. Com isso, vamos conseguir diminuir a quantidade de pacientes que hoje utilizam as UBSs e os prontos-socorros da cidade”, explicou o candidato.
Além disso, ele destacou que o agendamento de exames também será digitalizado, eliminando a dependência de funcionários para essa tarefa.
“As pessoas não precisarão mais marcar exames com a ajuda de funcionários. Tudo será feito através do celular ou do computador, sempre com o uso da tecnologia”, afirmou Arantes.
O plano de governo também prevê a construção de um novo hospital para complementar o Hospital Municipal de Barueri (HMB), e a inauguração do Pronto-Socorro do bairro Paulo Vista, atualmente utilizado como Hospital Dia.
“Nós queremos construir um prédio que sirva como retaguarda para o HMB e inaugurar o Pronto-Socorro do Paulo Vista logo no início do ano que vem”, disse.
Mobilidade
Na área de transporte, Gil Arantes pretende oferecer um sistema de transporte gratuito para moradores e trabalhadores da cidade, além de exigir que as empresas utilizem ônibus elétricos de alta qualidade.
> “Queremos ônibus elétricos com ar-condicionado e Wi-Fi, proporcionando mais conforto e sustentabilidade para a população”, destacou.
Educação
Para a educação, o candidato planeja implantar a pré-alfabetização para crianças de 4 e 5 anos no ensino infantil, além da inclusão da língua inglesa já nessa fase.
“Nós queremos começar pelo ensino infantil, com uma pré-alfabetização e a introdução do inglês para as crianças”, afirmou.
Ele também mencionou a proposta de melhorar o ensino médio técnico na cidade, preparando os jovens para o mercado de trabalho.
“Vamos investir em um ensino médio técnico de qualidade, dando mais oportunidades aos jovens da nossa cidade”, declarou.
Segurança
Outro ponto de destaque do plano de Arantes é o aumento do efetivo da Guarda Municipal, que sofreu uma redução significativa nos últimos 10 anos.
“Há dez anos tínhamos 600 guardas municipais, hoje temos menos de 400. Com o crescimento da população, deveríamos ter um efetivo de 800 guardas”, ressaltou.
Infraestrutura e regularização fundiária
Na área de infraestrutura, o candidato se compromete a retomar os projetos de regularização fundiária, garantindo a entrega de escrituras para os moradores de áreas ocupadas irregularmente.
“Vamos voltar com a regularização fundiária, dando escrituras para as pessoas que moram em terrenos considerados áreas irregulares”, disse.
Saúde pet
Gil Arantes também planeja construir um hospital veterinário gratuito em Barueri, nos moldes do existente em Osasco, além de implementar uma farmácia popular para medicamentos veterinários.
“Além do hospital veterinário gratuito, queremos ter uma farmácia popular de remédio veterinário na cidade”, finalizou.