O governador Tarcísio de Freitas (Republicano) definiu seu secretário da Governo, Gilberto Kassab (PSD), como “maestro da política” e declarou ser um “jovem aprendiz” dele.
Kassab também é presidente nacional do PSD e saiu das últimas eleições municipais, em outubro de 2024, como o partido com maior número de prefeitos eleitos no país. Foram 885 prefeituras.
Tarcísio de Freitas é novo na política. Ele é militar, engenheiro de formação e foi ministro da Infraestrutura no governo Jair Bolsonaro e diretor-executivo e diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes durante o governo Dilma Rousseff.
Em março de 2022 filiou-se ao partido Republicanos para concorrer ao governo de São Paulo, primeira eleição disputada por ele até então.
O nome de Tarcísio de Freitas foi confirmado como candidato ao governo de São Paulo em 30 de julho de 2022 durante a convenção do partido Republicanos.
Em 30 de outubro de 2022 foi eleito com 13 480 643 votos válidos (55,27% do total), derrotando o antigo prefeito paulistano Fernando Haddad (PT).
Na região, Kassab foi responsável pela indicação do vice na chapa de Gerson Pessoa (Podemos) na disputa pela prefeitura de Osasco, uma das maiores e mais importantes cidades da região Oeste da Grande São Paulo. O município tem a 2° maior economia do estado e o 8° PIB do Brasil, atrás apenas das capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Manaus e Porto Alegre.