Em entrevista ao Diário da Região, Lau Alencar, secretário municipal de Mobilidade Urbana, disse que 97% dos acidentes de trânsito em Osasco acontecem por imprudência dos motoristas.
Segundo ele, esse alto índice também é registrado no estado e no país. Em Osasco, a maioria dos acidentes tem motociclista envolvido.
Lau citou o atropelamento em frente a Fundação Bradesco como exemplo. “Aquele caso da moça atravessando a avenida Lázaro de Melo Brandão. Ela estava correta, sinal verde para ela, bem sinalizado, sinalização vertical, horizontal, semafórica, segurança. E ali ela passou no sinal verde, os veículos parados porque o semáforo estava vermelho, mas um motoqueiro passou em alta velocidade. Graças a Deus, ela já saiu do hospital, mas poderia ter sido uma vítima fatal”.
“Então, a gente não cansa de dizer para que as pessoas tenham consciência em respeitar a sinalização de trânsito”, completou.
Nesta semana, a prefeitura realiza diversas campanhas para ampliar a conscientização de trânsito seguro. Entre os dias 18 e 25 de setembro será realizada a Semana Nacional de Trânsito 2023, prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, com o tema “No trânsito, escolha a vida”.
Lau afirmou que nesse momento nacional de discutir segurança no trânsito, a prefeitura de Osasco irá realizar diversas ações para intensificar a segurança no trânsito.
“Essa campanha é muito importante, mas também é muito importante que o condutor do veículo, ou da moto, respeite a sinalização do trânsito. É isso que vai garantir um trânsito mais seguro e sustentável”, finalizou.