23 de dezembro de 2024 01:56

Polícia Civil prende quadrilha especializada em furto e roubo de moto
Câmara aprova e orçamento de Osasco será de R$ 5,1 bilhões para 2025
Operação da PM coloca 50 motos de 6 Batalhões nas ruas de Osasco
Estado diz que inauguração do Hospital Regional de Barueri está prevista para dia 23
Em 2h operação da PM vistoria 69 pessoas, 51 veículos, multa 21 e prende dois
Vento derruba papai Noel e ele quebra o braço em Cajamar

23 de dezembro de 2024 01:56

Polícia Civil prende quadrilha especializada em furto e roubo de moto
Câmara aprova e orçamento de Osasco será de R$ 5,1 bilhões para 2025
Operação da PM coloca 50 motos de 6 Batalhões nas ruas de Osasco
Estado diz que inauguração do Hospital Regional de Barueri está prevista para dia 23
Em 2h operação da PM vistoria 69 pessoas, 51 veículos, multa 21 e prende dois
Vento derruba papai Noel e ele quebra o braço em Cajamar

Advogada de Osasco é nomeada desembargadora federal

Divulgação

Da redação     -
02 de agosto de 2024

A advogada Gabriela Shizue Soares de Araujo, esposa do deputado estadual Emidio de Souza, foi nomeada desembargadora do TRF-3 (Tribunal Regional Federal) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após ser ndicada por unanimidade pela OAB federal e ter sido a mais votada na lista tríplice do Tribunal.

Gabriela Shizue Soares de Araujo, mais conhecida como Gabriela Araujo, é uma advogada e acadêmica paulistana. Nascida em 1980, atua desde que se graduou em Direito, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, nas áreas de Direito Constitucional, Direito Eleitoral, Direitos Humanos e Direito Administrativo, sendo que no início de sua carreira também se especializou em Direito Tributário.

O sonho de lutar por um país mais justo fez com que se dedicasse ao Direito Público, procurando alinhar uma sólida formação acadêmica à construção de uma trajetória profissional de sucesso.

A advogada é fundadora do escritório Gabriela Araujo Advocacia e Consultoria Jurídica, com atuação em Brasília, e do escritório Araujo Recchia Santos Sociedade de Advogadas, com atuação em São Paulo, este último ao lado de suas sócias Maíra Recchia e Priscila Pamela Santos.

Na área acadêmica, é professora do Departamento Público da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP.

Também leciona como professora convidada em cursos de extensão e pós-graduação de outras universidades, além de proferir palestras e conferências por todo o país.

Sua formação acadêmica inclui os títulos de Doutora (2021) e Mestra (2013) em Direito Constitucional pela PUC/SP, especialização em Justiça Constitucional e Tutela de Direitos Fundamentais (Universidade de Pisa / 2018), e especialização em Direito Tributário (PUC- SP / 2005).

Atualmente, acumula as funções de Editora Adjunta da Revista da Faculdade de Direito da PUC-SP, “Direitos Democráticos e Estado Moderno”, bem como figura como uma das Revisoras de Artigos da Revista Eletrônica de Direito Eleitoral e Sistema Político (REDESP), editada pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista, do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo; além de Coordenar a linha de pesquisa “Democracia Paritária e Eleições 2022: As Mulheres na Política”, ao lado do Professor Alessandro Soares, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, com alunas da graduação da PUC/SP e do Mackenzie.

Foi Coordenadora do Núcleo da Memória da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, Coordenadora Adjunta do Observatório de Candidaturas Femininas vinculado à Comissão de Direito Eleitoral da OAB-SP, e apresentadora do Programa “Diversas: O Direito por Elas”, no Canal do Youtube da Escola Superior da Advocacia da OAB-SP, no período de 2019/2021. Foi também membra efetiva da Comissão Especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (2022/2023), da Comissão de Direito Eleitoral e da Comissão Observatório Eleitoral da OAB/SP (2022/2023), além de membro consultora da Comissão de Direito Constitucional da OAB/SP (2023).

Integra a CAOESTE (Conferencia Americana de Organismos Electorales Subnacionales por la Transparencia Electoral) e o IASP – Instituto dos Advogados de São Paulo como associada efetiva, é coordenadora do Grupo Prerrogativas e Diretora de Comunicação do Sindicato dos Advogados do Estado de São Paulo. Na qualidade de membra consultora, compõe a Asociación Americana de Juristas (AAJ), organização não governamental com representação permanente perante a ONU, na qual coordena o Observatório Eleitoral Internacional da Rama Brasil.

Gabriela Araujo tem inúmeros artigos publicados em periódicos, revistas, jornais, que podem ser acessados na seção Artigos deste blog, e é coautora de diversas obras.

Publicou o fruto de sua tese de doutorado no livro “Mulheres na Política Brasileira: Desafios Rumo à Democracia Paritária Participativa”, publicado em 2022, pela Arraes Editores.(texto publicado na página www.gabrielaaraujo.com)