O governador João Doria anunciou nesta segunda-feira (2) a construção de mais oito clínicas veterinárias do programa estadual Meu Pet, que agora chegarão a um total de 10 unidades do tipo dedicadas à defesa e saúde de animais domésticos no interior e litoral de São Paulo.
Na região, Barueri foi a única cidade escolhida para receber o hospital. Obras devem começar este ano e tem entrega prevista para 2022. “Essa é uma prova de respeito por aqueles que representam parte da nossa vida. É um gesto humanitário, não é apenas uma complementação de entretenimento, é principalmente um valor de sentimento. É isso que nos move a fazer essas clínicas e permitir que possamos expandir. Essa é a maior expansão de clínicas veterinárias da história de São Paulo”, afirmou Doria.
A deputada federal Bruna Furlan esteve no Palácio dos Bandeirantes para assinatura do convênio. “Nesta manhã participei da assinatura de convênio entre o @governosp e a prefeitura de Barueri para o programa Meu Pet. O programa Meu Pet conta com atendimento totalmente gratuito e é uma conquista do meu mandato por indicação da vereadora Dra. Cláudia”, comemorou a tucana em suas redes sociais. A clínica veterinária será administrada pela secretaria de meio ambiente de Barueri e ficará instalada no canil municipal.
O investimento total estimado será de R$ 50 milhões, sendo cerca de R$ 5 milhões por clínica para construção e aquisição de equipamentos e as unidades serão construídas em espaços cedidos por cada prefeitura com estrutura de 480 m², com salas cirúrgicas, de medicação, internação e equipamentos para ofertar atendimento regionalizado aos animais domésticos.
Serão oferecidos serviços gratuitos para cães e gatos, como consultas clínicas, cirurgias, exames de ultrassom, raio-x e endoscopia, laboratório de análise clínicas, setor de urgência e emergência, além dos serviços de vacinação, castração e adoção responsável.
Segundo o estado, os municípios foram selecionados de acordo com a capacidade de realizar assistência regional e com infraestrutura adequada para comportar este tipo de serviço. Eles também serão os responsáveis pela contratação de profissionais e custeio das atividades assistenciais quando as unidades estiverem finalizadas.