A cidade de Barueri conquistou o 4º lugar no estado de São Paulo e o 8º no Brasil de acordo com o Índice Sebrae de Desenvolvimento Local (ISDEL), feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O ISDEL é uma medição que tem por objetivo aferir o estágio de desenvolvimento das cidades brasileiras. O estudo posiciona os territórios numa escala de 0 a 1, de modo que quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento econômico. Mede 106 variáveis, agrupadas em indicadores, sendo composto por cinco itens que dão a média final na avaliação da cidade: capital empreendedor, tecido empresarial, governança para o desenvolvimento, organização produtiva e inserção competitiva.
No quesito governança para o desenvolvimento o município recebeu nota 0.803 – um resultado bastante significativo frente à média das cidades em São Paulo, que foi de 0.557; em capital empreendedor, Barueri alcançou 0.716; e em organização produtiva, 0.636. No índice geral, alcançou nota de 0.563. A melhor colocada no Brasil foi São Paulo, com 0.796. Ainda segundo o levantamento, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Barueri chegou a 0.786.
“Barueri está sempre liderando os principais índices brasileiros com relação à força econômica e de trabalho. Não é por acaso. O plano dessa gestão é muito focado no desenvolvimento”, disse o secretário de Indústria, Comércio e Trabalho de Barueri (Sict), Joaldo Macedo Rodrigues, o Magoo.
As demais notas foram as seguintes: inserção competitiva (0.309) e tecido empresarial (0.027). Barueri lidera o ranking dentre as cidades da Zona Oeste da Grande São Paulo.
“Não temos medido esforços para cumprir esses objetivos e os resultados vêm aparecendo frequentemente. Temos nos destacado mesmo durante a pandemia e enfrentando a crise mundial, sinal de que estamos no caminho certo”, completou Magoo.