Barueri ficou entre os principais polos de geração de empregos no Brasil em 2023, entre as cidades com população de 100 a 500 mil habitantes.
Com 316.473 habitantes, o município gerou um total de 225.991 empregos com carteira assinada entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023, de acordo com dados do Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego, no acumulado do ano.
O setor de serviços foi o principal responsável pela geração de empregos em Barueri no ano passado, com destaque para comércio eletrônico, tecnologia da informação e serviços de apoio às empresas (empresas terceirizadas).
O comércio varejista e a indústria também apresentaram crescimento significativo, impulsionados pelo aumento do consumo e investimentos em novas empresas e expansão de empresas já existentes.
Até novembro, no ranking geral, a cidade ficou atrás apenas de grandes capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Curitiba, entre outras.
O acumulado do ano nesse período mostrou que a cidade totalizou 211.731 novos empregos, ficando em 1º lugar entre as não capitais e entre os municípios com população entre 100 mil e 500 mil habitantes; na 2ª colocação no Estado, atrás apenas da capital de São Paulo (que preencheu 2.338.685 vagas de trabalho); e a 10ª do Brasil, à frente de 17 capitais.
O resultado só não foi mais positivo ainda porque no mês de dezembro, como é comum em boa parte dos municípios brasileiros, houve um maior número de demissões por conta da sazonalidade de empregos temporários do comércio no final de ano.
No município de São Paulo, por exemplo, o saldo foi de –42.209 e em Barueri de –5.034. No acumulado do ano, entretanto, o resultado foi positivo: 4.073 novos postos de trabalho criados no município.