A Prefeitura de Osasco iniciou a reforma da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, na região central. Em entrevista ao Diário da Região, o secretário municipal da Cultura, Paulinho Sambaderua, informou que a modernização será realizada em duas etapas.
Segundo ele, essa primeira fase da modernização abrange obras na parte estrutural da Biblioteca, como a reforma dos banheiros e melhorias nas redes elétrica e hidráulica. Já a segunda etapa será realizada pela empresa contratada para fazer gestão compartilhada da Biblioteca Municipal e também da Escola de Artes, que fica ao lado. Para isso, um edital será publicado.
“A gente vai publicar um edital de chamamento público para gestão compartilhada da Biblioteca. Com isso ela vai ter novos moldes. Aí entra a total modernização que a gente tanto espera. Por exemplo, a Biblioteca não vai ter mais a famosa sala do psiu. Ela vai ter uma sala de leitura, vai ter acessibilidade, área de café, várias coisas diferenciadas. Tudo o que há de melhor em todas as bibliotecas que têm no estado vai ficar de responsabilidade da gestão [compartilhada] em cima do que está sendo proposto”, explicou.
Paulinho Sambaderua confirmou que a primeira fase das obras da Biblioteca deve ser entregue em fevereiro. “Acreditamos que, tudo dando certo, conseguiremos ter a população frequentando a Biblioteca já nessa primeira fase [da obra concluída]”.
Quando a reforma começou, o prefeito Rogério Lins disse que a meta será transformar a estrutura atual com troca do telhado, sanitários, salas, inclusive com a instalação de computadores para cursos e instalação de aparelhos de ar-condicionado. Após as obras, Lins informou que mais de 70 mil títulos também serão catalogados ao acervo da biblioteca. Para dezembro está previsto o início da reforma da Escola de Artes.