Em reforma desde novembro do ano passado, o Calçadão da rua Antônio Agú, em Osasco, deve ser entregue, no segundo semestre deste ano, com cobertura, novo paisagismo e novo sistema de drenagem. Segundo a prefeitura as intervenções visam tornar o Calçadão mais atraente para lojistas e consumidores.
De acordo com o prefeito Rogério Lins, com a revitalização o Calçadão será transformado em um polo turístico e cultural totalmente “high tech”, com investimentos do setor privado em tecnologias modernas de conectividade.
O projeto de modernização do 2º maior comércio de rua do país, atrás apenas da rua 25 de Março, na Capital, conta com cobertura feita em sistema modular híbrido. “A estrutura de alumínio, com três tipos de fechamento, trará proteção contra chuva e sol, medidas energéticas sustentáveis e controle de ventilação. O piso será de estrutura modular drenante, para facilitar o escoamento da água da chuva”, explicou a administração.
Estruturas tubulares de sustentação do teto, que terão 490 metros de extensão, estão sendo montadas. Atualmente as ruas próximas, como Dante Batiston e Antônio B. Coutinho, passam por obras de ampliação do sistema de drenagem. As ruas serão recapeadas após a ampliação do sistema.
Além disso, o Calçadão também vai ganhar bebedores públicos, novos bancos e torres de iluminação. Os coqueiros serão mantidos e a entrada principal do shopping ganhará uma praça arborizada, com bancos e lixeiras. Já os atuais quiosques serão instalados entre as árvores para garantir mais conforto térmico para os funcionários desses estabelecimentos.
O Calçadão e seu entorno também serão monitorados por câmeras, pelo Centro de Operações Integradas, contarão com Wi-fi grátis e sistema de painéis informativos. Com as mudanças as lojas poderão funcionar também durante à noite.
A obra é executada pela Vigent Construções Ltda. O projeto foi idealizado pela arquiteta Letícia Juliana Pazian e escolhido em concurso – concluído em outubro de 2019 – realizado pela Prefeitura, em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Osasco (AEAO) e Associação Comercial e Empresarial de Osasco (Aceo).