O crescente número de reclamações sobre os serviços prestados pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e Enel em Carapicuíba fez com que os vereadores da Câmara Municipal aprovassem a abertura de duas CPIs (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar a prestação dos serviços.
Os pedidos, de autoria do vereador Fabinho Reis (PSDB), foram oficializados com a apresentação dos requerimentos n° 44/2020 e 45/2020. No caso da Sabesp, a CPI terá o objetivo de apurar as responsabilidades e levantar provas sobre a qualidade dos reparos asfálticos e saber se os problemas existentes, que colocam em risco a vida e segurança dos cidadãos, são ou não são de responsabilidade da companhia. Já no que diz respeito à ENEL, a queixa é principalmente com relação à demora na poda de árvores e na substituição de postes de madeira nas ruas do município.
Colocados em votação nessa terça-feira, 15, durante a 42ª Sessão Ordinária da Câmara, os requerimentos foram aprovados pelos parlamentares, e as duas comissões para apurar o caso já foram formadas.
Para averiguar os problemas da Sabesp, Fabinho Reis contará com o auxílio do presidente da Casa, Guto (Pode) e dos vereadores Ronaldo Souza (PSDB), Flavinho Ampermag (Patriotas) e Beserra (PL). A CPI sobre a ENEL ficará sob responsabilidade dos vereadores Fabinho Reis, Guto, Ronaldo Souza, Flavinho Ampermag e Zé Amiguinho (Pode).
Com a chegada do recesso parlamentar e o fim da atual legislatura as CPIs irão atuar apenas em 2021.