A ex-vereadora de Itapevi, Camila Godoi, usou suas redes sócias para alertar aos pais de filhos adolescentes sobre suas responsabilidades em relação ao que os jovens assistem no computador. Para isso, ela usou um trecho da minissérie britânica “Adolescência”, exibida na Netflix.
Em um dos capítulos, o pai de Jamie Miller (Owen Cooper), um estudante de 13 anos que é preso sob acusação de assassinar uma colega de classe, fala para a esposa que “não dá para controlar o que os jovens de hoje em dia estão assistindo trancados em seus quartos com o computador ligado até altas horas da madrugada”.
Camila Godoi rebate: “Como assim não dá para controlar? O seu filho mora na sua casa, usa o computador que você comprou e acessa a internet que você paga”?, questionou. “Você como pai ou mãe tem obrigação de saber o que seu filho assiste na internet”, completou. “Priorize tempo de qualidade com seu filho, construa uma relação de confiança com ele desde pequeno, corrija a rota enquanto há tempo”, finalizou Camila Godoi.
Adolescência é um drama criminal de 2025, criada por Jack Thorne e Stephen Graham e dirigida por Philip Barantini, estreou na Netflix em 13 de março e recebeu aclamação da crítica por sua direção, roteiro, atmosfera e atuações. No Brasil está há duas semanas no top 10 das mais assistidas.
O enredo se passa em uma cidade inglesa. A polícia invade a casa de uma família e prende Jamie Miller, um garoto de 13 anos, sob suspeita de ter assassinado sua colega de classe, Katie Leonard. Jamie é levado para uma delegacia para interrogatório e posteriormente detido em um Centro de Treinamento de Segurança.
Durante as investigações na escola de Jamie e as sessões com uma psicóloga forense, surgem indícios de que o garoto estava profundamente abalado por episódios de bullying escolar, agravados por influências da subcultura incel disseminadas nas redes sociais.