Morador de Barueri há 27 anos, Reinaldo Monteiro será um dos candidatos que pretende enfrentar Rubens Furlan nas urnas. Furlan disputa a reeleição para prefeito. Reinaldo Monteiro é guarda municipal concursado e antes trabalhou como vigilante.
Em entrevista ao Diário ele falou sobre os principais tópicos de seu programa de governo e dentre eles a proposta de implantar em Barueri o aero trem, ou monotrilho, caso vença as eleições.
De acordo com Monteiro essa seria uma das saídas para resolver o trânsito na cidade. Um dos locais muito afetado pelo excesso de veículos é Alphaville, bairro nobre, que tem, em média, uma população flutuante de 140 mil pessoas por dia.
Elas trabalham em Alphaville e residem em outros municípios. “Vamos aumentar a oferta de ônibus, com certeza, mas também iremos trazer para Barueri o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), ou aero trem, ou monotrilho, como muitos preferem chamar”, explica.
“Vamos criar um sistema de transporte sobre trilhos que vai cortar a cidade inteira. Por exemplo, nós teremos uma linha que sairá do Vale do Sol e passará pelo Jardim Paulista, Parque Viana, Maria Helena, ligando com a estação Antônio João e chegando a Alphaville”, completa.
Monteiro também afirma que essa será a única forma do cidadão deixar o carro em casa e não depender apenas da Benfica (empresa de ônibus que atende o município), que ele classifica como um dos transportes públicos mais caros da região por quilometro rodado.
A tarifa no VLT, em um provável gestão de Monteiro, deverá ser de R$ 3,00 nos cinco primeiros anos. “Será uma estrutura aérea. Tipo um aero trem”, conclui.
O transportes sobre trilhos, na modalidade aero trem, não é uma proposta para o trânsito de Barueri apenas. Em Osasco, outro candidato sugere saída semelhante. Reinaldo Motta, que disputa para prefeito, alega que irá implantar esses monotrilhos ligando Zona Norte e Sul ao Centro da cidade.