A prefeitura de Carapicuíba instalou, em todas as entradas da cidade, o sistema ‘Detecta’. Os equipamentos de monitoramento funcionam como leitores de placas de veículos e detectam carros que são roubados ou furtados. Vale a pena ressaltar que essas câmeras não são radares.
“O sistema Detecta contribui para a diminuição de furtos de veículos. Segurança sempre foi e sempre será uma das prioridades da nossa gestão. Para o próximo mandato, vamos implantar câmeras de videomonitoramento em mais 300 ruas de Carapicuíba”, afirma o prefeito Marcos Neves.
O Detecta funciona em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado. Após identificação do veículo roubado ou furtado, é mandado um sinal para que a Polícia Militar realize a ação necessária e encontre o automóvel.
A prefeitura ressalta que, desde 2017, a cidade já conta com 43 câmeras de videomonitoramento instaladas. Cada aparelho monitora os arredores em movimento 360 graus, com agilidade e qualidade de imagem, graças à capacidade de zoom. A principal função da Central é oferecer mais segurança para a população de Carapicuíba.
Guardas Civis Municipais utilizam a tecnologia para atuar com mais agilidade e eficiência no policiamento preventivo. Já os agentes de trânsito podem acompanhar em tempo real se aconteceu algum acidente ou se tem um veículo quebrado, agilizando as ações e diminuindo os transtornos para os motoristas.
Além disso, já estão em funcionamento câmeras de segurança no Parque dos Paturis, Planalto e Aldeia.