No último dia 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, Monsenhor Claudemir fez o lançamento da nova Catedral durante a Santa Missa das 19 horas. Na ocasião, ele falou sobre algumas características do novo projeto e colocou a obra aos cuidados da padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida.
Poucos dias antes, o pároco da Catedral de Santo Antônio e Vigário Geral da Diocese de Osasco anunciou a construção da nova Catedral de Osasco para todo o clero da Diocese de Osasco.
O lançamento aconteceu no Salão de Atos da Cúria, onde estiveram presentes mais de 70 padres, diáconos e seminaristas da Diocese de Osasco, que engloba as cidades de Osasco, Barueri, Carapicuíba, Jandira, Itapevi, São Roque, Alumínio, Mairinque, Jandira, Cotia, Vargem Grande Paulista, Ibiuna e Araçariguama.
Nesta reunião, o Monsenhor apresentou duas Comissões de Obras que estão empenhadas em auxiliá-lo durante toda a execução do projeto. O Bispo Diocesano Dom João Bosco também esteve presente.
O arquiteto que está à frente do projeto falou sobre algumas características da nova edificação. Eduardo Faust, da Faust Arquitetura Sacra assina a autoria de mais de 260 construções religiosas em mais de 200 cidades e em 15 estados no Brasil.
História
Em 18 de julho de 1930 foi criada a Paróquia de Santo Antônio no Distrito de Osasco. Mas a sua história começou a ser escrita em 1899, quando Antônio Agu decidiu criar uma igreja na parte mais elevada de suas terras. Em 1919 sua herdeira Giusephina Vianco veio ao Brasil para oficialmente doar terras para a construção de uma igreja. A obra se prolongaria durante anos e provisoriamente foi instala na rua Dona Primitiva Vianco. A Igreja Matriz de Santo Antônio, seria inaugurada somente em 1931.