Aproximadamente 280 mil clientes da Enel em Osasco tiveram seus dados cadastrais vazados indevidamente. Os dados vazados foram nome, CPF, RG, data de nascimento, idade, endereço, telefones fixo e celular, e-mail, agência bancária, conta corrente, carga instalada, consumo estimado, tipo de instalação e leitura. Segundo a concessionária, 4% da base de clientes na área da empresa foram atingidos pelo problema.
A Enel está informando os clientes sobre o problema desde segunda-feira (9) por meio de meio de e-mail ou carta— como preconiza a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em vigor desde setembro.
Por meio de nota, a empresa afirma que desabilitou o acesso ao banco de dados e que abriu uma investigação interna para apurar o ocorrido. Informou ainda que dúvidas sobre o problema podem ser sanadas pelo canal de atendimento 0800 7272 120.
No comunicado enviado aos clientes afetados, a Enel diz que, após análises preliminares, ainda não era possível determinar se o vazamento teria originado “riscos significativos” a eles. No entanto, a empresa sugere que todos fiquem atentos a comunicações telefônicas ou eletrônicas de terceiros que solicitem dados pessoais e sigilosos, como senhas.
Gisele Truzzi, advogada especialista em Direito Digital da Truzzi Advogados, alerta ainda aos clientes da concessionária que receberam o email notificando sobre o vazamento de dados que confiram a procedência do mesmo. Segundo ela, golpistas podem, na tentativa de se aproveitarem da situação, enviar comunicados fraudulentos para praticarem o phishing, usando o nome da empresa e logomarca, solicitando mais informações ou pedindo para clicarem em links suspeitos. Caso o e-mail seja autêntico, a advogada recomenda que o cliente registre um boletim de ocorrência em Delegacia Eletrônica para que se resguarde caso seja vítima de uma eventual fraude em decorrência do vazamento dos dados. (com uol.com.br/tilt)