O Governo do Estado recebeu na segunda-feira (14) autoridades de 39 cidades na retomada de reuniões do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo. O governador Tarcísio de Freitas afirmou que a meta é buscar ações conjuntas com as prefeituras para otimizar a aplicação de políticas públicas e ampliar a oferta de serviços estaduais e municipais em áreas como habitação, transporte, mobilidade urbana e saúde.
Na reunião, o Cioeste, Consócio Intermunicipal da Região Oeste da Grande São Paulo formado por doze cidades da região, pediu uma reunião com o secretário estadual da Saúde para debaterem a regionalização e oferta dos serviços oferecidos pela rede pública.
“O tema da Saúde é, e sempre será, uma prioridade das cidades que compõem o Cioeste. Para melhor atender o público da região, os secretários da Saúde municipais que compõem a Câmara Técnica de secretários da Saúde do Cioeste, solicitam, com a máxima urgência, uma reunião com o secretário estadual da Saúde, a fim de repactuar a regionalização e a oferta de serviços oferecidos pela Governo do Estado, com o objetivo de atender com mais efetividade as demandas nessa área”, registrou o Cioeste em Ofício entregue a Tarcísio.
A regionalização da Saúde é uma estratégia usada para corrigir as desigualdades no acesso aos serviços de Saúde, apresentando a melhor forma de ofertar os atendimentos da rede pública para suprir a demanda.
No último dia 10, dias antes da reunião com o governador, a Câmara Técnica da Saúde do Cioeste se reuniu na sede do consórcio e apresentou um mapeamento das principais dependências hospitalares e ambulatoriais das cidades que compõem o Consórcio, além dos déficits e giros de leitos, leitos de retaguarda, entre outras demandas.
Integram o Cioeste os municípios de Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.