Em entrevista ao Diário da Região, o prefeito de Osasco, Rogério Lins, afirmou que a revitalização e cobertura do Calçadão da Antônio Agu começa ainda neste mandato. O local é o segundo maior comércio de rua do país, ficando atrás apenas da região da rua 25 de Março, na Capital.
“O projeto está em fase final de licitação e deve começar nas próximas semanas a tramitação jurídica. O Calçadão é um centro comercial histórico para nosso município e um grande polo gerador de empregos e renda, mas a gente tem que melhorar. Ele tem que ser mais seguro; mais bonito; tem que ter melhor iluminação”, disse.
O prefeito também ressaltou que o local ganhará novo sistema de drenagem evitando, assim, os já conhecidos alagamentos que castigam os comerciantes. “É óbvio que o projeto passa por um projeto de engrenagens de captação de águas pluviais. Esse é um ponto problemático no nosso município que está cada vez mais impermeabilizado.
Se Deus quiser será um novo Calçadão com mais emprego e renda para nossa população”. A prefeitura abriu licitação para contratar a empresa que será responsável pela revitalização no final de julho.
O projeto vencedor foi divulgado em outubro do ano passado. De autoria da arquiteta Letícia Juliana Pazian, de São Caetano do Sul, com colaboração de Marina Vasarini Lopes, a proposta inclui uma cobertura em estrutura metálica que permite entrada de luz natural, e ainda muita área verde, além de praças de convivência com bancos.
Deverão ser cobertos cerca de 600 metros da rua Antônio Agu. Os coqueiros, que são a marca registrada do local, estão mantidos. A revitalização do Calçadão deverá contribuir para ampliar o “turismo econômico” na cidade. O local deve ganhar ares “high tech” com wi-fi gratuito e funcionamento das lojas 24 horas.