De acordo com o Indice da Criminalidade divulgado pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, a cidade de Cotia registrou em aumento no número de furtos de veículos. A alta chega a 28% com 50 carros furtados em agosto contra 39 em julho. Já na análise dos últimos oito meses esses números disparam para 323 ocorrências no período.
Outro índice alarmante, conforme estatísticas baseadas em boletins de ocorrência, são os casos de furtos em geral. Entre janeiro e agosto foram contabilizados 1510 furtos na cidade, não entrando nesta conta os furtos de veículos.
Os outros três tipos de crimes que subiram em Cotia em agosto, na comparação a julho: tentativa de homicídio, roubo de carga e lesão corporal dolosa.
As tentativas de homicídio subiram de nenhuma ocorrência em julho para um caso em agosto. Já os roubos de cargas (de 3 para 7), possivelmente cresceram em decorrência da Operação Carga Segura realizada em Osasco e que acaba por fazer este tipo de criminalidade migrar para outros municípios.
Nos casos de lesão corporal dolosa, com alta de 55 para 65 casos, um fator que elevada esse tipo de criminalidade é a violência doméstica.
De forma geral a violência urbana subiu em Cotia no mês de agosto. As estatísticas do governo do estado apontam crescimento em cinco tipos de crimes na cidade e quadra em quatro deles. A redução foi registrada nos registros de homicídio doloso (caindo de 3 para 0); lesão corporal culposa (de 2 para 0); roubos (de 101 para 70); roubos de veículos (de 39 para 36). A diferença entre roubo e furto é que o roubo aconteceu mediante ameaça e uso de algum tipo de arma.
Os estupros permaneceram iguais e mantiveram o mesmo índice nos dois meses, com quatro ocorrências.