A Secretaria de Segurança Pública de Cotia está sob novo comando. Na segunda-feira (19), o prefeito Rogério Franco (PSD) anunciou o nome do coronel Odair Marcelo de Camargo para ocupar o lugar de Almir Rodrigues, que foi afastado da Pasta após a tragédia que aconteceu na base da Guarda Civil Municipal há 15 dias.
No dia 7 de fevereiro, um agente da GCM tirou a própria vida depois de matar o inspetor da corporação com um tiro na cabeça e acertar oito disparos no subcomandante. O inspetor voltava de férias naquele dia. Ele morreu na hora. O subcomandante sobreviveu.
Segundo informações, o pedido pela troca do comando da Secretaria de Segurança Pública foi feito por um grupo de agentes da própria corporação.
“O coronel Odair assume hoje a Secretaria de Segurança Pública com a função muito importante de humanizar a nossa Guarda Civil Municipal e entender quais são as suas demandas”, enfatizou Rogério Franco em um vídeo publicado em suas redes sociais.
O novo secretário destacou que irá trabalhar para que os agentes tenham apoio jurídico, social e psicológico.
“Estamos em busca de implementação de modernas técnicas de gestão operacional, administrativa. E queremos, além do guarda civil ter o sentimento de amor pela causa, que ele tenha uma assistência social, jurídica e, principalmente, psicológica, porque é necessária a valorização pessoal desse profissional”, pontuou o novo secretário no vídeo.
Quem é o novo secretário
O novo secretário de Segurança Pública de Cotia é coronel da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Atuou durante 31 anos na instituição, sempre na área operacional, exercendo comando de tropas nos municípios de São Paulo, Guarulhos, Santo André, São Bernardo e Cotia.
Odair se destacou nas áreas de Polícia Comunitária, Assuntos Civis e Porta Voz. Ele também é mestre em Segurança Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança da PMESP.
Quem é o secretário adjunto
Ao lado de Odair também assume coronel Vagner Joaquim da Silva como secretário adjunto da Pasta.
Coronel da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, ele teve como última função o Comando do 40° Batalhão de Polícia Militar do Interior em Votorantim.