Nos dias 13 e 14 de maio, a Congada de São Benedito de Cotia, com o apoio da Prefeitura, realiza mais uma edição da festa com programação especial.
A comemoração também marcará a celebração dos 72 anos de fundação da congada, que é um patrimônio cultural e imaterial de Cotia, desde 2014 (Lei 1.823/2014), e do estado de São Paulo, desde fevereiro passado (Lei 17.619/2023).
A programação é gratuita e acontecerá na sede da congada, que fica na Vila São Joaquim. Autora da lei que elevou a Congada de Cotia a patrimônio no estado, a cantora e deputada estadual, Leci Brandão, está confirmada para o show de encerramento.
Nove congadas convidadas já confirmaram participação e são esperadas na festa de resistência e celebração da libertação dos escravos no Brasil a partir da assinatura da Lei Áurea, no dia 13 de maio de 1889.
“A congada é uma das grandes expressões culturais de nossa cidade. É um orgulho termos em nossa cidade este patrimônio que, merecidamente, este ano passou a ser patrimônio do estado de São Paulo”, disse o prefeito Rogério Franco.
A programação é realizada com o apoio da Secretaria de Cultura e Lazer de Cotia e terá apresentação de samba de roda, shows com grupos regionais, missa, procissão, apresentação das congadas convidadas e da Congada de São Benedito de Cotia.
Sobre a Congada de São Benedito
Oficializada em junho de 1951, a Congada de São Benedito foi trazida para Cotia pelas mãos e talento de Benedito Pereira de Castro.
Seu Dito nasceu em São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, em São Paulo, e foi lá que sua mãe deu origem à Congada da região em celebração à assinatura da Lei Áurea, em 1888, pela Princesa Isabel, que garantiu a liberdade dos escravos.
Mudou-se para Cotia ainda na adolescência e teve a ajuda do pai e dos irmãos para fundar a Congada no município. Desde então, a semana de 13 de maio tem sido comemorada pela família Castro.
Programação
Dia 13 de maio (sábado)
17h: chegada da congada de Santa Efigênia (Mogi das Cruzes) e Congada de São Benedito do Alto do Cristo (Taubaté)
18h: será transportado o busto da Princesa Isabel que se encontrará na Câmara Municipal de Cotia
19h: apresentação do samba de roda Garoa e recôncavo e Grupo Capoeira Baluarte
20h30: Terça na Casa do Festeiro
21h: apresentação da Congada de São Benedito de Cotia
22h: Shows com grupos regionais
23h: forró na sede da Congada de São Benedito de Cotia
Dia 14 de maio (domingo)
9h: chegada da Congada de São Benedito (Pindamonhangaba), Congada de São Benedito (Lorena), Moçambique do Belém (Taubaté), Moçambique Parque São Cristóvão (Taubaté), Maracatu Mucambos de Raiz Nagô (São Paulo), Maracatu Caracaxá (São Paulo) e Cia de Moçambique Kambaiá (São Paulo)
11h: missa de intenção as almas dos escravos na sede da Congada de São Benedito de Cotia
15h: encontro das bandeiras e representação da assinatura da Lei Áurea
16h30: Procissão dos Santos Patronos acompanhada das Congadas
18h30: despedida das Congadas
20h: Apresentação da Cia Baru e Expressão Artística – Instituto Gira Sol
22h: Show de encerramento com Leci Brandão