O prefeito de Barueri, Rubens Furlan, já enviou para a Câmara Municipal o projeto de lei que determina aumento salarial em 29,62% aos professores da rede municipal, passando o valor da hora/aula de R$ 19 para R$ 25.
Com isso, a categoria vai receber o maior reajuste dentre todas as cidades da Grande São Paulo. Para Furlan, não adianta investir em infraestrutura se a categoria não estiver satisfeita e justamente remunerada.
“Eu quero valorizar mais os professores. Todos têm seu valor, só que o professor, no nosso país, não é valorizado como é valorizado em outros países, e a educação depende dele. Não adianta eu informatizar, botar computador e tudo de mais avançado, entregar prédios bonitos e o professor entra na sala de aula infeliz, com problema, com dificuldade”, avaliou.
“Pra mim, é importante que tudo dentro da escola seja feliz, que todas as coisas que acontecem lá sejam motivo de felicidade. Estou fazendo isso porque posso, e não posso fazer mais, porque senão eu faria”, garante Furlan.
Outras categorias do funcionalismo público
Para as demais categorias do funcionalismo público de Barueri será concedido um reajuste salarial de 10%, também a ser repassado a partir de janeiro de 2022.
Furlan ressaltou o grande esforço que está sendo feito para que tais melhorias salariais sejam possíveis, especialmente considerando o quadro pandêmico, que trouxe grandes dificuldades aos municípios, especialmente no Brasil.
“Um prefeito, para fazer isso, está fazendo um esforço grande. São 15 mil servidores, qualquer Real impacta bastante no orçamento. Foi um grande esforço na administração dos recursos para dar esse aumento a todos. Eu quero que todas as categorias entendam que estou fazendo tudo que é possível fazer para os funcionários neste momento”, afirmou Furlan.