A cidade de Itapevi tem 17.027 eleitores com o título cancelado, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) e o Cartório Eleitoral – Zona 359º.
O principal motivo de cancelamento do registro eleitoral é quando os eleitores, com idade entre 18 e 70 anos, deixam de votar ou justificar a ausência às urnas por três turnos consecutivos, em eleições gerais ou municipais. Nessa faixa etária, o voto é obrigatório.
Segundo a chefe do Cartório Eleitoral de Itapevi, Anna Carolina Almeida, a pessoa que tem o título cancelado fica impedido de votar nas eleições, além de “ficar impedido de votar e assim participar ativamente do processo democrático, sem o título eleitoral não é possível obter passaporte, matricular-se em universidades, tomar posse em cargo público, dentre outros prejuízos”.
A regularização deve ser realizada pela internet, no site da do Tribunal Regional Eleitoral – SP (https://www.tre-sp.jus.br). Durante o processo de regularização, na existência de multa eleitoral a pagar, será gerado um boleto correspondente aos débitos, que deve ser quitado para efetivar a regularização.
Atendimento presencial
Por meio de uma cooperação firmada entre o Cartório Eleitoral e a Câmara Municipal de Itapevi, o atendimento presencial ao eleitor itapeviense para regularização eleitoral, emissão de guia para quitação, pedido do primeiro título, atualização de dados, inclusão do nome social ocorre na Ouvidoria da Câmara de Itapevi, de segunda a sexta, das 9h às 16h, Rua Arnaldo Sérgio Cordeiro das Neves, 80, Vila Nova Itapevi.
No atendimento presencial, o cidadão precisará postar os seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Nascimento (se pessoa solteira) ou de Casamento, comprovante de residência atual (água, luz, gás, telefone, envelopes de correspondência, entre outros). E documento de quitação militar para homens entre 18 e 45 anos.
Mais informações pelo WhatsApp 4773-5000 ou telefone 4141-4472 ramal 205.