As frases sexistas a seguir podem custar a candidatura de Arthur do Val ao governo de São Paulo pelo Podemos e, até mesmo, seu mandato atual como deputado estadual.
“Como as mulheres ucranianas são fáceis porque são pobres”; “se pegar a fila da melhor balada do Brasil não chega aos pés da fila de refugiados daqui” (se referindo à beleza das ucranianas) e “eram minas que se ela cagar você limpa o cu delas com a língua”(sic).
A presidente nacional da sigla, Renata Abreu, emitiu nota à imprensa dizendo que falas são “gravíssimas e inaceitáveis”.
Já o prefeito de Itapevi, Igor Soares, relembrou sua posição contra a indicação de Arthur do Val.
Outros políticos, que não são do Podemos, como o deputado estadual Emidio de Souza (PT), também se manifesraram. Emídio irá protocolar representação no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa por quebra de decoro parlamentar.
Já o ex-juiz e pré-candidato do Podemos à presidência da República, Sergio Moro, afirmou que não dividirá palanque com Arthur do Val em São Paulo e cobrou uma postura do partido.
O Podemos não respondeu a reportagem do Diário da Região sobre a possibilidade de Arthur do Val não ser mais o candidato do partido.