esclarecimentos. Ele foi indiciado no artigo 29 por crime ambiental, por matar espécimes da fauna silvestNa terça-feira (27), agentes da Secretaria do Meio Ambiente e Defesa dos Animais e da Polícia Militar Ambiental de Barueri resgataram 16 aves silvestres, um cavalo e um cão da raça rotweiller vítimas de maus-tratos em uma chácara localizada na Estrada Miguel Novaes, no bairro Quatro Encruzilhadas. O infrator foi autuado pela PM em quatro infrações ambientais, que chegam ao valor de R$ 83 mil e responderá ao crime ambiental em liberdade.
Para denunciar casos desse tipo, a população pode acionar a Secretaria do Meio Ambiente e Defesa dos Animais (rua Heloisa Hideko Koba, 21, Vila Nova Itapevi), pelo número 4205-0862. As denúncias também podem ser realizadas pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O e-mail para contato é bemestardoanimal.smada@gmail.com.
A fiscalização chegou ao local para averiguar denúncia anônima e constatou as irregularidades e a manutenção de um cativeiro de aves. Quando localizaram os animais, verificaram que eles estavam sem comida, sem água e em um local sujo e insalubre. Um cavalo tinha uma ferida aberta na pata traseira esquerda e o cão estava com um machucado aberto.
Os animais foram recolhidos, as aves encaminhadas ao serviço especializado para animais em situação de resgate da PM em Barueri e o cão e o cavalo levados ao Canil conveniado parceiro da Prefeitura, onde passam bem e receberam atendimento veterinário.
O responsável pelo local foi conduzido à Delegacia de Investigação do Meio Ambiente de Carapicuíba para prestar mais re sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida. Neste caso, a pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa. O homem responderá pelo crime em liberdade.