Em breve os moradores de Osasco poderão pagar impostos como o IPTU, por exemplo, com cartões de crédito, à vista ou parcelado, ou débito. A prefeitura de Osasco publicou na Imprensa Oficial instruções que estabelece as normas para credenciamento de operadoras de meios eletrônicos de pagamento.
Agora, a administração municipal está credenciando as empresas que queiram receber os tributos e outras receitas municipais. “A Secretaria de Finanças poderá promover o credenciamento de empresas para processar as operações e os respectivos recebimentos, mediante formalização de contrato”.
Quando for adotada a medida vai facilitar a vida do contribuinte e será positiva também para os cofres públicos, isso porque a administração municipal determina que a “empresa credenciada deverá repassar mensalmente à prefeitura o montante de 1% sobre o valor bruto faturado, até o 5º dia do mês subsequente”. Ainda conforme a publicação na Imprensa Oficial, o parcelamento poderá englobar um ou mais impostos, taxas, contribuições ou outras receitas, que ficará a critério da Secretaria de Finanças.
O pagamento de impostos com cartão de crédito foi adotado, este ano, no Rio de Janeiro, onde o IPTU pode também ser parcelado, porém existe uma taxa de serviço cobrada pela operação e que pode variar de acordo com o número de parcelas. Na capital carioca os pagamentos podem ser feitos com os cartões de bandeira American Express, Elo, Hipercard, Mastercard e Visa.