A Copa São Paulo de Futebol Junior não será realizada em 2021. A decisão foi tomada pela Federação Paulista de Futebol (FPF), após conversas, que vem acontecendo desde agosto, com autoridades médicas do Governo do Estado, de prefeituras e dos clubes.
Nos últimos anos Osasco e Barueri têm sido umas das sedes da competição. Em 2020, inclusive, o Oeste Barueri fez uma grande campanha, eliminando o tradicional São Paulo e chegando à semifinal da competição. Já no Paulista da categoria o Audax Osasco está classificado para a próxima fase.
A cada ano, a Federação Paulista de Futebol se mobiliza para organizar 255 jogos em 24 dias, reunindo 128 times de todos os Estados do Brasil. São mais de 3.800 jovens atletas que jogam em busca de um sonho. São longas viagens e 31 municípios paulistas envolvidos numa complexa logística de alojamento, alimentação e organização.
A FPF concluiu que mesmo um rigoroso protocolo de saúde não seria o suficiente para garantir segurança a atletas, árbitros e demais profissionais envolvidos nos jogos, além da população das cidades-sede.
“Com intuito de preservar os sonhos de uma geração que não poderá disputar a Copinha em 2021, a FPF permitirá, na próxima edição da competição, que atletas nascidos em 2001 possam disputar o torneio”, afirmou a FPF em comunicado oficial.