O osasquese Ederson, do Manchester City, conquistou nesta segunda-feira o prêmio Fifa The Best de melhor goleiro de 2023.
Aos 30 anos, ele recebe pela primeira vez o troféu, e é o segundo brasileiro a ganhar o The Best, quatro anos após a vitória de Alisson em 2019.
“Primeiramente, quero agradecer a Deus por todas as bênçãos na minha vida, a minha família que está aqui hoje. Agradecer também ao meu time, pelo ano maravilhoso que a gente teve, e o grupo de goleiros que temos. É um ano de realização para mim, abdiquei de muitas coisas para chegar onde estou e hoje estou muito feliz de ter conquistado esse troféu”, afirmou Ederson após receber o troféu.
Quinto colocado na eleição do ano passado, Ederson teve uma temporada quase perfeita em 2023.
No City, conquistou cinco dos sete títulos disputados no ano passado: Premier League, Copa da Inglaterra, Champions League, Supercopa da Uefa e Mundial de Clubes da Fifa.
Na seleção brasileira, conquistou a vaga de titular no segundo semestre, durante a passagem do agora ex-treinador do Brasil Fernando Diniz.
Os outros finalistas ao The Best foram o belga Thibaut Courtois e o marroquino Yassine Bono.
Para a eleição no Fifa The Best, um conselho técnico da entidade definiu uma lista de 10 finalistas em cada categoria.
O colégio eleitoral da premiação é formado por jornalistas, capitães, técnicos das seleções nacionais e o público, por meio de votação na internet. Cada grupo tem peso de 25% na pontuação final.