Com um alto índice de moradores vacinados contra a Covid-19 e, consequentemente, a queda por procura pelos polos e salas de vacinação, a prefeitura de Barueri resolveu desativar o polo que funciona na Arena Barueri, que segue aberto até sexta-feira (3).
Na cidade a vacinação contra o novo coronavírus continua no polo do Centro de Eventos, que abre de domingo a domingo, das 8h às 17h; e nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que aplicam o imunizante das 10h às 16h se segunda a sexta-feira (exceto feriados e pontos facultativos).
O município continua aplicando a primeira e a segunda dose no público de 12 anos ou mais; assim como a dose de reforço em quem tem a partir de 18 anos e tomou Coronavac, AstraZeneca e Pfizer há cinco meses ou mais.
Já aqueles que tomaram vacina da Janssen (inicialmente dose única), devem aguardar a chegada de doses para aplicação da segunda dose, conforme indicação recente do Ministério da Saúde.
Sem agendamento
Quem ainda não tomou a primeira, a segunda ou a terceira dose da vacina não precisa fazer agendamento, basta levar documento com foto e comprovante de endereço (no caso de primeira dose) ou apenas documento e comprovante de vacinação das doses anteriores (no caso de segunda e terceira doses). Estão sendo aplicadas vacinas em pessoas a partir dos 12 anos de idade (a terceira dose é só para quem tem mais de 18 anos).
Importante lembrar que quem tomou a Coronavac ou a Pfizer pode tomar a segunda dose 21 dias após a primeira. Já quem tomou a AstraZeneca, deve tomar a segunda dose 56 dias após a primeira dose.
A terceira dose só pode ser aplicada em pessoas com 18 anos ou mais e que tenham tomado a segunda dose há pelo menos cinco meses (152 dias).
Os números da vacinação em Barueri
Até o dia 23 de novembro, Barueri já tinha aplicado 455.350 doses do imunizante contra a Covid-19, considerando o público a partir de 12 anos.
A primeira dose já foi aplicada em 101,47% do público-alvo (o que corresponde a 228.448 doses); já a segunda dose chegou a 90,23% da população (um total de 203.143 doses).
A dose única da Janssen foi aplicada em 2,86% da população (6.434). A dose de reforço (terceira dose) chegou a 7,70% da população apta (correspondente a 17.325 doses).
Considerando apenas os adolescentes preconizados na campanha, de 12 a 17 anos, Barueri vacinou 67% com a primeira dose (20.192 aplicações) e 31% com a segunda dose (9.234 aplicações), totalizando 29.426 doses aplicadas.